segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Os mutantes: Karen Junqueira dá o bote


Karen Junqueira tem cara e jeito de felino. Tanto que, quando saiu da cidade de Caxambu, no Sul de Minas, onde nasceu, e veio morar numa república no Rio com mais sete meninas, seu apelido era gato. Mas os olhos puxados, a boca desenhada e o pequeno nariz arrebitado não são as únicas semelhanças da atriz com os felinos.

Com um jeito meio desconfiado, a atriz de 25 anos parece afiar as garras com suas bruscas, mas disfarçadas alterações de humor. Todas essas características foram observadas pela direção de Os Mutantes ao definir o papel da atriz. Antes escalada para interpretar a Mulher Invisível no final da primeira temporada da trama de Tiago Santiago, bastou uma breve reunião com a atriz para que a direção da emissora mudasse de planos e definisse que ela viveria a selvagem Fúria. "Assim que começaram a conversar comigo, esqueceram a Mulher Invisível e disseram que eu era a própria mutante felina", diverte-se a atriz.

A primeira providência de Karen foi se livrar dos trejeitos adolescentes que ela cultivava desde que interpretou a determinada Tuca em Malhação, na Globo, há dois anos. A atriz começou a fazer aulas de preparação corporal para imitar os movimentos dos felinos e se debruçou em pesquisas sobre mulheres que interpretaram personagens de gatas e panteras no cinema. Sua principal referência foi o longa A Marca da Pantera, protagonizado pela lânguida Nastassja Kinski, em 1982. "Foi quando comecei a me animar e disse: por onde eu começo?", lembra.
Em seguida, a atriz partiu para referências mais próximas da personagem, como pesquisas sobre a sagaz Mulher-Gato, famosa no cinema, seriados e quadrinhos. "Mutantes existem aos montes. Mas queria fazer alguma coisa com uma identidade bem marcada", ressalta. Visualmente, o que mais começou a chamar a atenção no papel foi a mudança drástica de figurino. "Quando penso numa pantera, penso em gargantilha. Logo sugeri que ela tivesse uma e eles aceitaram. Até que enfim! Pensei que fosse ficar meses com aquela roupa bege apática e horrorosa do início da história", observa, quase irritada.

Instantes depois, Karen volta à sua meiguice habitual e só falta ronronar. É quando a bela mineira se lembra de quando deixou a casa dos pais, em Caxambu, para tentar ser modelo. Mas, quando foi fazer um editorial para a agência Elite, disseram que ela tinha de emagrecer muito. "Fiquei tão nervosa que engordei 10 kg. Aí fui trabalhar em loja. Não tinha o menor jeito. Comecei a ser franca com as clientes e dizia que a roupa estava feia. Com isso, todos confiavam em mim e virei a melhor vendedora da rede", recorda, orgulhosa.

Pouco tempo depois, a carreira de modelo acabou emplacando e Karen teve de fazer muitas aulas de boxe para ficar em forma. Graças aos golpes e movimentos de defesa aprendidos no esporte, a atriz se livrou de alguns acidentes durante as gravações de Os Mutantes. Sempre com manchas roxas espalhadas pelo corpo devido aos movimentos e pulos felinos de Fúria, a atriz só lamenta por ter tido pouco tempo de preparação corporal para a personagem. "Nos Estados Unidos, os atores ficam meses se preparando, ganhando massa muscular para um filme. Aqui é assim: 'leia o papel e faça!'", critica, prestes a dar o bote.

Nenhum comentário:

Horários de funcionamento do blog

  • Segunda - 9h ás 10h30min.
  • Terça - Não funciona
  • Quarta - 9h ás 10h30min.
  • Quinta - Não funciona
  • Sexta - 9h ás 10h30min.
  • Sábado - Não funciona
  • Domingo - Não funciona