domingo, 1 de março de 2009

Cenas de ação encantam a Beatriz de 'Chamas da Vida'

Andréia Horta aprendeu com seus últimos trabalhos que viver intensamente pode ser muito prazeroso. Dentro e fora da ficção. A atriz não parou de trabalhar desde que estreou na tevê, em 2006, e hoje, na pele da rebelde Beatriz, de "Chamas da Vida", experimenta a adrenalina de gravar cenas de ação em meio a incêndios e rachas que, de cênicos, não têm quase nada.

"A gente grava pilotando o automóvel mesmo, vivendo aquilo. Acho ótimo porque o resultado é impressionante. A verdade sempre ajuda o ator", filosofa a atriz, de 25 anos.

Desde sua primeira aparição na tevê, como a frágil Márcia da minissérie "JK", Andréia emenda um papel em outro. E, talvez por esse motivo, sua primeira reação ao ser escalada para alguma produção é sempre imaginar que não vai dar conta.

Com isso, afirma mergulhar ao máximo no universo dos personagens para sentir alguma segurança. "Me transformo. O que uso, o que como, as roupas que visto e os filmes que assisto, tudo se volta para aquele trabalho", exemplifica, mostrando que, com isso, absorve características de cada trabalho de seu currículo.

A mecânica utilizada por Andréia na construção de seus papéis se justifica pela visão que a atriz tem da própria profissão. Enquanto para as peças de teatro sua preparação terminava após a estréia do espetáculo, na televisão Andréia é constantemente obrigada a mudar o tom de interpretação dos papéis que ganha.

Em "Alta Estação", exibida pela Record em 2006, de uma estudante de psicologia chata e certinha, se tornou a mocinha da história com o sucesso de sua Renata e do "boa praça" Caio, de Guilherme Boury.

Depois, na série "Alice", da HBO, gravou por quase nove meses as transformações de uma jovem que, ao perder o pai, se muda de Palmas, no Tocantins, para a capital paulista em busca de novas aventuras. E, em "Chamas da Vida", precisou dosar com cuidado a transição de uma produtora de vida monótona à rebelde apaixonada pelo "bad boy" Antônio, de Dado Dolabella.

E, de acordo com as palavras de Andréia, não foi tão difícil. "Me direciono pelo texto e tento, com coerência, trabalhar as nuances certas para cada momento", resume.

É essa inconstância de personalidades em diferentes papéis que tanto agradam a Andréia. "Sou uma atriz que gosta do processo. Me interesso mais por esse jogo do que pela finalidade do trabalho", opina, referindo-se à busca por audiência.

Mas, mesmo se mostrando aberta às oportunidades tanto nas emissoras abertas quanto fechadas, não se limita a enaltecer os trabalhos realizados em um folhetim.

"Ainda acho que, pela infra-estrutura com a qual uma novela conta, o ator poderia ter mais condições de desenvolver um trabalho melhor. Mas é corrido demais, não funciona assim", critica.

O contrato com a Record termina em 2010 e Andréia não tem idéia de qual será seu futuro depois do término da novela. Sem férias há três anos, a única coisa que a atriz espera é poder aproveitar um bom tempo sem qualquer obrigação profissional.

"Quero não ter planos, poder parar e ver que não tenho absolutamente nada para fazer", suspira. Mas o descanso pode não ser tão longo. Andréia não confirma, mas existe a possibilidade de uma segunda temporada de "Alice" ser gravada ainda em 2009.

"Foi um trabalho que trouxe projeção e que adorei fazer. Me surpreendi muito positivamente com o resultado. Mas não sei se vai rolar uma nova leva de episódios", desconversa ela, completando que está ansiosa para a estréia de "Alice" nos Estados Unidos, no próximo dia 6. "Espero que faça o mesmo sucesso que fez aqui", torce.

Por um triz Andréia Horta sabe que "Alice" mudou sua carreira na tevê e que, depois da série, ganhou outro "status" no meio artístico. Mas, por muito pouco, a atriz não perdeu o papel. Em dezembro de 2006 ela ficou sabendo que abririam testes para a HBO, mas nem prestou tanta atenção porque estava gravando "Alta Estação¿.

Como a proposta da Record era manter a novelinha infanto-juvenil no ar por quatro anos, Andréia continuou sua rotina sem qualquer expectativa. "Quando pintou a possibilidade de concorrer à vaga, eu não me empolguei. Não tinha como conciliar", lembra.

Em fevereiro, dois meses depois, sua empresária insistiu que Andréia tinha o perfil da personagem, mas além dos compromissos com a Record, a atriz tinha outros motivos para não querer tentar. "Amigas minhas, boas atrizes, tentaram. Eu achava que eu não tinha o que fazer lá", observa. Mas em maio, quando descobriu que "Alta Estação" seria retirada do ar pela Record, a atriz tentou "correr atrás do prejuízo". "Ainda não tinham selecionado ninguém. Fui a última a fazer o teste", lembra-se.

Andréia queria fazer o teste, mas seus horários de gravação a impediam. Diante do impasse, a equipe do seriado decidiu abrir uma exceção e topou marcar com a atriz na madrugada.

Com isso, depois de gravar doze horas na Record, ela viajou para São Paulo e, às duas da madrugada, conseguiu ser avaliada. "Uma semana depois me ligaram e avisaram que o papel era meu", recorda, com orgulho.

Instantâneas

# Durante a minissérie "Alice", Andréia precisou atuar nua algumas vezes. A atriz filmou cenas de sexo com os colegas Marat Descartes, Eduardo Moscóvis e o ator alemão Peter Ketnath.
# Andréia escreveu o livro de poesias "Humana Flor". Atualmente, já está na terceira tiragem, sendo as duas primeiras vendidas nas ruas de São Paulo pela própria atriz.
# A atriz nasceu em Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais, mas se mudou para São Paulo aos 17 anos, onde o pai morava.
# Desde que estreou na tevê, Andréia não conseguiu atuar em outros veículos. Agora, a atriz pensa em abrir espaço para algum espetáculo de teatro ou filme. "Não tive onde encaixar na minha agenda. Mas, depois de um bom descanso, vou resolver isso", garante.

2 comentários:

Unknown disse...

gente eu amo ela.ela é uma ótima atriz te amo nem vc é linda to torcendo por vc hoje amanhã e sempre bjksssssss..///;;♥

Natys2 disse...

Andrea eu sou muita sua fã viu...tomara que vc seja muito feliz nn sua vida.Eu gostaria muito de te conheçe.A tomara que vc fasa mais novela com o Dado Dolabella pq vcs dois dão um par perfeito.E que continua na record fazendo mais novelas.

Horários de funcionamento do blog

  • Segunda - 9h ás 10h30min.
  • Terça - Não funciona
  • Quarta - 9h ás 10h30min.
  • Quinta - Não funciona
  • Sexta - 9h ás 10h30min.
  • Sábado - Não funciona
  • Domingo - Não funciona